Foto: Camila Souza/GOVBA

Com 19.426 vagas em 2024, 460 a mais que no ano anterior, o edital do Programa Universidade para Todos (UPT) foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (8). As inscrições poderão ser realizadas no período de 12 a 19 de março, através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Pode se inscrever o aluno da rede pública regularmente matriculado no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes). Também podem participar egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Não será permitida a inscrição de candidato que esteja cursando ou que tenha concluído curso de nível superior.

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição.

A relação oficial dos candidatos selecionados será divulgada no dia 28 de março, no endereço www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos e nos sites das universidades públicas parceiras. A matrícula, por sua vez está prevista para o período de 3 a 12 de abril, nas respectivas universidades.

Uma novidade deste ano é a parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), que passam a integrar o programa, juntamente com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb).