Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Pouco mais de um ano após anunciar o início das intervenções, a Via Barradão, em Salvador, foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) na manhã desta terça-feira (10). As obras realizadas incluem duplicação da Rua Artêmio Castro Valente, trecho da praça Júlio Rêgo até a Avenida Mário Sérgio.

A novidade surge como esperança para os torcedores do Esporte Clube Vitória que tradicionalmente enfrentam problemas de mobilidade para chegar e sair do estádio Manoel Barradas em dias de jogos do Leão. A ideia é que a obra tocada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) seja o desafogo que a torcida esperou durante anos.

Em conversa com a imprensa durante a inauguração, o governador sinalizou que a obra de mobilidade era um pleito antigo da comunidade de Canabrava e região, já que a via também apresenta longos congestionamentos em dias em que não há realização das partidas de futebol.

“Eu recebi a direção do Esporte Clube Vitória, já havia manifestação da comunidade, mas o Vitória levou uma demanda bem real e concreta, que era a duplicação dessa avenida. Em dias normais de fluxo engarrafava, e em dia de jogo era muito pior o sofrimento, as pessoas tendo que sair mais cedo de casa, chegar mais tarde em casa, e acaba se estressando, quem fica engarrafado fica estressado, não tem jeito”, disse Jerônimo.

“E nós combinamos com o Esporte Clube Vitória, que faríamos um projeto, apresentamos uma proposta e foi validada porque era importante essa validação, porque aqui não é só uma via, tem todo um projeto social, estacionamento do Vitória, então nós aderimos uma demanda do esporte clube com o que a comunidade aqui de Canabrava, essa região precisava”, acrescentou o governador.

Durante o bate-papo com os jornalistas, o gestor estadual ainda destacou a parceria feita com o Vitória para que a ideia fosse tirada do papel com maior celeridade.

“Houve uma parceria com o Vitória, porque nós teríamos que desapropriar. Nem sempre é o valor que está em conta, é o tempo de desapropriação, de justiça, mas aqui não. O Vitória cedeu parte do estacionamento, parte de uma via de patrimônio para que a gente pudesse adiantar o processo da obra e assim está sendo feito. Demos a ordem de serviço aqui mesmo, no local final do ano passado e hoje voltando para entregar essa obra à comunidade, a Salvador, mas em especial a torcida do Vitória e a torcida dos clubes visitantes, que nós também queremos dar conforto. Quem vem aqui assistir a um jogo do seu clube ou do Vitória tem que sair contente, admirado com os investimentos”, ressaltou.

NÚMEROS E NOVOS INVESTIMENTOS
Ao todo, a intervenção consistiu na implantação de uma pista de 1,2 km. A frente do “santuário” rubro-negro agora conta com duas faixas por sentido, canteiro central, iluminação, drenagem, sinalização, paisagismo e urbanização. Inicialmente, a previsão de entrega era para 13 de maio, em comemoração ao aniversário de 125 anos do Vitória. Os investimentos ficaram na ordem de R$ 15 milhões.

Além disso, Jerônimo Rodrigues indicou que a obra pode servir como um pontapé inicial para projetos futuros para modernização do Barradão. “E é claro que agora é outra etapa do projeto do Vitória, que vai embelezar mais a região, tornando aqui inclusive uma arena multiuso que vai nos honrar muito e vai valorizar ainda mais o bairro e a região”, sinalizou o governador.

“Visitei aqui ainda, os investimentos que Vitória está fazendo de campo, de trabalho social, e o que a gente puder ajudar e deixar muito claro, não é só o Vitória que a gente faz isso. Fizemos isso com a Ypiranga no passado. Eu espero que a gente possa ver o futebol baiano cada vez mais forte com referência. O que o Vitória está fazendo aqui, eu tenho certeza que não é para agora não, mas para que em 5, 10 anos tenha uma referência de jogadores, cidadãos, com projetos de educação, de cultura, combate à fome aqui dentro”, finalizou. Bahia Notícias