Salvador registrou o dia mais chuvoso de 2019, no domingo (7). Conforme informações da Defesa Civil, o total médio das chuvas nas últimas 24 horas em toda a cidade foi de 99,6 mm, o que representa 56,9% do previsto para todo o mês de julho, na capital baiana, que é 175 milímetros.

Segundo informações da Codesal, o Centro de Monitoramento do órgão (Cemadec) registrou acumulados de chuvas acima de 130 milímetros nas localidades de Alto do Peru (173 mm), Bom Juá (149,2 mm), Nova Brasília (134,2 mm) e Rio Sena (131,3 mm).

Desde o domingo (7), a chuva forte atinge a capital baiana e causa diversos alagamentos pela cidade. Um morador da Ribeira, bairro da Cidade Baixa de Salvador, usou um caiaque para sair de casa.

Conforme o boletim do órgão, de 0h até 18h49 desta segunda-feira (8), foram registrados 250 ocorrências. A maior deles foi um deslizamento de terra. Não há registro de feridos.

Houve também desabamento de parte de estrutura de um casarão na Ladeira do Baluarte, no bairro Santo Antônio Além do Carmo. Ninguém ficou ferido, mas os escombros atingiram dois carros que estavam estacionados na frente do imóvel. Os veículos ficaram destruídos.

Um outro desabamento de parte de estrutura foi registrado na Rua Hamilton Sapucaia, no bairro da Gamboa. Não houve feridos. Já no Alto do Cabrito, na Rua Oscar Duque de Almeida, os moradores levaram um susto por conta de um deslizamento de terra. Há muita lama espalhada pelo local. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Desabamento de parte de estrutura foi registrado na Rua Hamilton Sapucaia, no bairro da Gamboa. — Foto: Adriana Sapucaía / Arquivo Pessoal

Além disso, foram registrados alagamentos na região de Placaford, em pontos próximos a Rodoviária de Salvador e em ruas como Aroldo de Sá, Isidório Bispo e Regis Pacheco, todas no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa. No bairro de Valéria, na Rua Terracom, várias casas foram invadidas pela água.

Uma árvore caiu na região da Avenida ACM, em frente ao shopping da Bahia. Ninguém foi atingido. Além dos alagamentos e desabamento, o mau tempo causou a interrupção da travessia Salvador Mar-Grande pelo segundo dia. No domingo, as viagens marítimas através do sistema foram suspensas após a chuva forte na capital baiana e região metropolitana. G1