Fotos: Joá Souza/GOVBA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do desfile cívico do Dois de Julho, em Salvador, nesta terça-feira (2). Esse é o terceiro ano consecutivo que o presidente participa da celebração, que marca a Independência do Brasil na Bahia, ocorrida há 201 anos. Acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da primeira dama, Janja Lula da Silva, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e de outros ministros, o presidente saiu do Convento da Soledade, em direção ao bairro do Barbalho.

O trajeto é de pouco mais de 1 km e foi feito de carro. Os políticos ficaram nas carrocerias de pelo menos três caminhonetes. Durante o percurso, o presidente, o governador e os ministros das Cidades e dos Transportes, Jader Filho e Renan Filho, também usaram turbantes dos Filhos de Gandhy, afoxé baiano formado por homens e que tradicionalmente participa do ato cívico.

Uma multidão acompanhou o presidente, o governador e os ministros a pé pelas ruas da Lapinha e do Barbalho. Nas sacadas das casas e janelas de apartamentos, diversas pessoas também acompanharam a comitiva. Esse foi o segundo dia de Lula na Bahia. Após compromisso público, ele seguiu para a cidade do Recife, em Pernambuco, onde também cumpre agenda nesta terça-feira. G1