Em outra época, o título deste texto seguiria a lógica de uma busca do técnico Enderson Moreira pelo time ideal neste início de temporada. Acontece que nesta quarta (23), às 20h30, o Bahia seguirá uma nova tendência diante da Juazeirense, na Fonte Nova, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Baiano.

Com um elenco grande – comparado aos últimos anos – e diante de um calendário apertado, o time tricolor tende a sofrer muitas modificações de um jogo para outro. Foi assim, por exemplo, nos compromissos contra o CRB, pela Copa do Nordeste, e Fluminense de Feira, pelo Campeonato Baiano, encarados pelos times A e B, respectivamente.
Ao todo, 27 jogadores atuaram nas duas partidas, sendo Iago o único que esteve presente em ambas, mas titular somente no Joia da Princesa. Hoje, pelo menos mais três devem estrear em 2019: o zagueiro Jackson, o lateral Moisés e o volante Flávio.

Em relação à escalação inicial do empate por 1×1 com o CRB, Tiago, Paulinho e Elton seriam os sacados. Este último não deve jogar devido a dor no púbis, enquanto o zagueiro encaminha transferência para o Lanús, da Argentina, por empréstimo.

Em breve, Enderson Moreira terá ainda à disposição os recém-contratados Xandão e Douglas, além de Ramires, que está disputando o Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira. O zagueiro Ernando, já regularizado e inscrito no Baianão, irá para o banco de reservas.

Seja qual for a equipe que entrará em campo, os 11 ou até 14 utilizados terão a missão de buscar o primeiro triunfo tricolor na temporada. Dentro do planejamento feito pela comissão técnica, o time A jogará duas vezes consecutivas, contra Juazeirense, hoje, e Santa Cruz, sábado, às 16h, no Arruda, pela Copa do Nordeste. Depois, a tendência é que o time B volte diante do Bahia de Feira, no dia 30, já que no dia 3 de fevereiro tem Ba-Vi pela Copa do Nordeste, na Fonte Nova.

Concorrência
Com a quantidade de opções que o técnico Enderson Moreira tem no elenco, a briga por uma posição na equipe está cada vez mais acirrada. Para o atacante Élber, que terminou a temporada passada e iniciou a atual como titula da equipe, a concorrência é benéfica.

“Independente dos jogadores que o Bahia trouxer, acho que, os que vieram, chegaram para ajudar. Como sou remanescente, vou procurar fazer o melhor no dia a dia e manter minha posição na equipe titular. Mas sabendo que, por se tratar de um grande clube, a nossa diretoria e o nosso torcedor vão querer sempre que o Bahia faça grandes contratações e foi isso que aconteceu. Jogador vive de concorrência, então isso só tem a ajudar o Bahia”, avaliou o camisa 7.

Élber não treinou na segunda (21) porque sentiu dor na panturrilha, mas participou na terça (22) das atividades e afirmou que não será problema para o jogo. Segundo ele, o técnico Enderson Moreira cobrou mais eficiência nas finalizações.

O Bahia deve ir a campo com Douglas, Nino, Jackson, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore e Flávio; Artur, Guilherme e Élber; Gilberto segundo informações do Correio da Bahia. Felipe Oliveira/ECBahia/Divulgação