Os policiais militares que atuarão no Carnaval de Salvador irão utilizar câmeras de reconhecimento facial para identificar possíveis suspeitos foragidos. A novidade foi anunciada pelo coronel Anselmo Brandão, comandante da Polícia Militar, em entrevista à BNewsTV. De acordo com o comandante, a tecnologia será usada nos portais de abordagem espalhados nos circuitos da festa.
“Esse ano, vamos utilizar uma câmera de leitor de face, ou seja, quem passar no portal, vai ser feito uma leitura alimentada por um banco de dados. Então, se o elemento tiver passagem pela polícia, tiver sendo procurado, automaticamente será identificado e lá na frente a patrulha aborda. Acredito que será um fator mais inibidor do que a própria abordagem quando o elemento é revistado”, disse.
Segundo o coronel, neste ano, os portais de abordagem receberão mais baias para facilitar o acesso dos foliões. “Mesmo que demore, o cidadão já está entendendo. Vamos aumentar as baias, os locais que são disciplinadores para facilitar o acesso. Ano passado, verificamos que teremos que dar mais fluidez, mas mesmo assim continuará tendo a retenção que faz parte da estratégia de fazer uma abordagem mais minuciosa e cautelosa”.
O comandante da PM ainda frisou a diminuição nos índices de violência durante o Carnaval devido à instalação dos portais de revista. “Em 2015, foram 19 baleados só no Relógio de São Pedro, então foi um Carnaval com um total de 25 pessoas baleadas. Foi dali que surgiu a ideia dos portais. O governador Rui Costa determinou na época que nós adquiríssemos mais detectores de metais, mas não foi só isso. Com o incremento dos portais, houve uma redução gradativa”, acrescentou segundo o Bocão News.