Começam nesta segunda-feira (25) as inscrições para participar do desfile na Lavagem do Bonfim, que é realizada em Salvador todos os anos, e é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval.

Em 2020, o evento será realizado no dia 16 de janeiro. Para participar do desfile, segundo a Prefeitura, as entidades e interessados devem se dirigir ao setor da Gerência de Eventos, na sede da Empresa Salvador Turismo (Saltur), que fica localizada na Avenida Estados Unidos, nº 341, Comércio.

O prazo para inscrições segue até o dia 10 de janeiro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os documentos solicitados para a inscrição de pessoas físicas são:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência

Já as entidades precisam apresentar:

  • Estatuto Social
  • Cartão CNPJ
  • RG
  • CPF do representante legal da entidade
  • Documento Único de Transferência (DUT)

No caso de uso de veículos automotores, devem ser levados:

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
  • RG
  • CPF
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor
  • Fotos do veículo a ser utilizado no percurso da Lavagem do Bonfim

Todos os documentos apresentados devem ter cópia autenticada ou cópia comum, acompanhada do original.

Normas

  • Os participantes do desfile só poderão ter acesso aos locais de concentração e de partida na Avenida Contorno até a Praça Tupinambás, mediante a autorização da Saltur
  • Somente será permitida a participação de veículo tipo Kombi com aparelhagem de som
  • O nível máximo permitido de emissão sonora admitido no percurso é de 100 decibéis
  • A medição é feita a distância de cinco metros de onde se encontra a fonte emissora do som
  • A Saltur reforça que será permitido no máximo dois veículos por participantes
  • Fica estritamente proibida a participação de trios e mini trios e carros com som tipo “paredão”
  • É proibida a utilização de cordas, assim como a utilização de carroças com tração animal
  • Não poderá haver alteração do carro inscrito no dia do desfile
  • A armação dos participantes será realizada por ordem de chegada
  • A Saltur adverte que os inscritos deverão iniciar o seu desfile até às 15h
  • Após esse horário entrará a equipe de limpeza e em seguida as barreiras serão liberadas
  • Depois do término do evento, os carros inscritos não poderão permanecer em nenhum lugar do circuito, ficando sujeito a reboque e multa
  • Assim como não subirá a colina sagrada, voltando à Praça Irmã Dulce no Largo de Roma. G1