Foto: Casa Civil-PR

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4), cinco requerimentos de convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Os pedidos são de deputados do PT, PSOL, PSB e Podemos para que o ministro preste esclarecimentos aos parlamentares sobre declarações que deu.

Pela Constituição Federal, a convocação por comissões do Congresso obriga o ministro a comparecer na audiência pública. Se não se apresentar e não prestar justificava adequada para a falta, o ministro pode responder por crime de responsabilidade.

Segundo a comissão, a vinda do ministro está prevista para a próxima quarta-feira, dia 11, às 10h. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Educação, mas não recebeu uma resposta sobre a convocação de Weintraub até a última atualização deste texto.

Quatro requerimentos pedem esclarecimentos sobre as declarações do ministro ao “Jornal da Cidade” em que afirmou haver “extensas plantações de maconha” em universidades federais e de “laboratórios de desenvolvimento de droga sintética” nas instituições.

Um dos requerimentos pede também explicações sobre ações do ministro na internet, como a divulgação do telefone da deputada Tábata Amaral (PDT), e as críticas a Paulo Freire e a professores de universidades federais. G1