Foto: João Souza/ G1

O cantor e compositor Gilberto Gil se apresentou, na quinta-feira (22), no quarto dia da Semana Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, realizada em Salvador. Antes do show, Gil falou sobre a preservação da Amazônia e o aumento das queimadas na região. O cantor disse que as queimadas nas florestas do Brasil não são novidade e, para ele, voltaram a acontecer após um “menosprezo” do atual governo federal com as questões ambientais.

“Há momentos que as queimadas diminuem, há momentos que elas voltam a acontecer de forma muito intensa e agora elas estão acontecendo de maneira muito intensa. O governo federal, por conta de um certo menosprezo que resolveu dar as questões ambientais no Brasil, fica achando que as queimadas estão voltando de forma intensificada, por causa de ações criminosas e atribui isso as ONGS”, disse o artista.

Para Gil, por causa da delicada situação provocada pela queimadas e pela preocupação com a preservação, a Amazônia vem atraindo a atenção da população de todo o mundo. “A comunidade internacional tem uma consciência muito definida sobre o papel da Amazônia para o mundo, como reserva de biosfera é muito importante como influência muito grande no clima geral da humanidade”, afirmou Gil.

Segundo dados do instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas no Brasil aumentaram 82% em relação ao ano passado. Se compararmos o mesmo período de janeiro a agosto – foram 71.497 focos neste ano, contra 39.194 no ano passado. Esta é a maior alta e também o maior número de registros em 7 anos no país. G1