A confiança dos empresários caiu 2,7 pontos em março, para 94 pontos, menor nível desde outubro de 2018, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (1) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro principais setores da economia: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

Todos os subíndices que integram o indicador recuaram em março, em relação ao mês anterior. A confiança da indústria caiu 1,8 ponto em março. A confiança do setor de serviços teve a segunda queda seguida e retornou ao patamar de novembro de 2018.

No comércio, a confiança recuou pela terceira vez seguida, acumulando perda de 8,3 pontos no primeiro trimestre. Já a confiança da construção caiu 2,5 pontos.

A FGV destaca que confiança empresarial tem mostrado “idas e vindas” desde o ano passado. “Após as eleições, houve calibragem das expectativas e uma onda de otimismo com o novo governo. Já esta nova virada parece estar relacionada ao desapontamento com o ritmo lento da economia e com a manutenção de níveis elevados de incerteza econômica”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas Públicas da FGV IBRE.

A FGV notou ainda que, em março, a confiança avançou somente em 22% dos 49 segmentos que integram o ICE. Foram coletadas informações de 4.392 empresas entre os dias 1º e 27 de março. G1