A Conmebol divulgou as datas dos confrontos da primeira fase da Copa Sul-Americana no ano de 2019, na noite desta última terça-feira (18). O primeiro adversário do Bahia no torneio é o Liverpool, do Uruguai. O jogo de ida será no próximo dia 7 de fevereiro, uma quinta-feira, às 18h15 no horário da Bahia, em Salvador. O duelo decisivo acontece no dia 21 do mesmo mês, outra quinta, também às 19h15, em Montevidéu.

 

O Liverpool é o segundo adversário uruguaio do Bahia na Sul-Americana. O clube de Montevidéu foi fundado no ano de 1915 e foi batizado em homenagem ao Liverpool, da Inglaterra. Outra explicação para o nome da agremiação é que um dos fundadores teria pegado um globo terrestre e detido os olhos no ponto que representava a cidade inglesa.

 

Ele ainda lembrou-se das aulas de geografia que a cidade possuía o porto mais importante da Inglaterra e recebiam navios que operavam com destino à Montevidéu. O estádio do Liverpool é o Belvedere e tem capacidade para aproximadamente 8.500 pessoas. O time nunca foi campeão da primeira divisão do Campeonato Uruguaio. Suas conquistas nacionais foram na segunda divisão em 1966, 1987 e 2002 segundo informou o Bahia Notícias.

 

O Liverpool vai para a sua quinta competição internacional. A única vez que disputou a Copa Libertadores da América caiu para o Grêmio na fase preliminar, em 2011, ao empatar o primeiro jogo em 2 a 2 e perder o de volta por 3 a 1, em Porto Alegre. As outras três participações internacionais da equipe uruguaia foram na Copa Sul-Americana em 2009, quando foi eliminada na primeira fase, em 2012 o time caiu nas oitavas de final, e em 2017 perdeu na primeira fase.

 

Além da Sul-Americana, o Bahia vai disputar o Baianão, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão em 2019. No torneio nacional, o Tricolor encara o Rio Branco-AC. A estreia na temporada será pelo regional no dia 16 de janeiro, às 20h30 no horário de Salvador, contra o CRB, na Aren Fonte Nova.