Os Consórcios Públicos Multifinalitários da Bahia junto a Secretaria estadual da Educação (SEC) firmaram uma parceria de R$4 milhões para o fornecimento de merenda escolar com produtos disponibilizados pela agricultura familiar.

O presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA), prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo |(PSD), comemorou a iniciativa. “Este acordo possibilitará que a alimentação escolar seja 100% proveniente da agricultura familiar, garantindo a qualidade nutricional e a sustentabilidade das comunidades agrícolas locais”, disse.

Do montante disponibilizado pela gestão estadual, os consórcios pretendem realizar um levantamento de todos os agricultores familiares da Bahia e suas respectivas cadeias produtivas. Em seguida, serão mapeados todos aqueles que estarão aptos a vender os seus produtos ao Governo da Bahia.

“Após este mapeamento, então sim os agricultores familiares poderão ter acesso a um recurso que totaliza R$ 400 milhões que serão destinados para a compra dos produtos e logística de entrega dos produtos que farão parte da merenda escolar” explicou o chefe do Consórcio,

Na reunião, os presentes ainda discutiram temas como a agroindústria familiar, com vistas ao fortalecimento das políticas públicas voltadas para os agricultores familiares. O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, e o diretor-presidente da Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, também esteve presente no encontro para tratar sobre o tema. Bahia.Ba