Foto: Ricardo Stuckert

Nesta semana os brasileiros irão começar a conhecer os seus candidatos à Presidência da República. A partir desta quarta-feira (20), os partidos políticos podem realizar suas convenções para escolher e oficializar suas candidaturas para as eleições de 2022.

De acordo com calendário estabelecido na Lei da Reforma Política de 2015, as convenções devem ocorrer até o dia 5 de agosto. No entanto, segundo levantamento da CNN, o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, será o primeiro a lançar sua candidatura à Presidência da República. A intenção do partido é oficializar o nome de Ciro já no primeiro dia de Convenção.

Já o pré-candidato do PT, Lula, deve ser oficializado no dia 21, em São Paulo. Apesar da expectativa diante do evento, há informações de que Lula não estará presente na própria Convenção.

EM sequência vem André Janones do Avante, agendado para o dia 23, em Belo Horizonte, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL), que pretende disputar a reeleição. A Convenção de Bolsonaro deve acontecer no dia no Rio de Janeiro. No mesmo dia da oficialização de Leonardo Péricles (UP).

Simone Tebet do MDB fará a Convenção em formato virtual, programada para o dia 27. Outros três pré-candidatos estão programados para o dia 30. Felipe D’Ávila (Novo) e Sofia Manzano (PCB), em São Paulo, e Pablo Marçal do PROS, em Brasília.

Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael (DC) farão no dia 31 e Luciano Bivar no último dia permitido por lei, 05 de agosto.

A convenção partidária tem como objetivo a escolha pelos partidos dos candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital.