Um grupo de 30 moradores se reuniu para consertar uma estrada de terra, que fica na zona rural de Pedro Alexandre, no nordeste da Bahia para facilitar a entrega de doações após o rompimento da barragem do Quati. As estradas de terra que dão acesso às comunidades da zona rural de Pedro Alexandre estão bastante danificadas, por causa da enxurrada provocada pelo rompimento da barragem e das fortes chuvas.

O objetivo do grupo era recuperar a via que fica na localidade de Serra da Torre, para facilitar a passagem de carros com alimentos e água potável. “As máquinas da cidade de Pedro Alexandre vieram consertar as estradas, só que não conseguiram passar, porque a terra ainda está muito fofa. A ideia foi juntar a comunidade, cada um com uma enxada para ajeitar a estrada, e agora os carros-pipas conseguem passar”, disse o estudante Tiago Amaral.

Os reparos foram feitos pelos moradores nesta última quarta-feira (17) e, na manhã de quinta (18), um caminhão com oito toneladas de alimentos doados pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) chegou em Coronel João Sá, cidade vizinha de Pedro Alexandre. Outros dois veículos estão à caminho do município.

A ação, chamada de “Bahia Solidária”, está recebendo doações de produtos de limpeza e higiene pessoal, além de alimentos não perecíveis, água potável e roupas. As entregas podem ser feitas na sede das VSBA, que fica na Rua Baronesa de Sauípe, no Largo do Campo Grande, na capital.

Conforme a Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec), o número de desabrigados (80) e desalojados (760), em Pedro Alexandre, permanece o mesmo desde a segunda-feira. Já em Coronel João Sá, cidade vizinha e que foi a mais atingida pela enxurrada, o levantamento desta quinta aponta que o número de desabrigados está em 390 e o de desalojados em 2.010.

No domingo, após sobrevoar a cidade, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que as casas que foram construídas próximas ao Rio do Peixe, na região afetada, serão demolidas. O Governo Federal reconheceu a situação de emergência e calamidade pública das cidades de Coronel João Sá e Pedro Alexandre na última sexta-feira. Na terça-feira (16), o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral, informou que a cidade vai receber ajuda humanitária da União, no valor de R$ 265.346. G1