Foto: Mari Leal / Bahia Notícias

Dos 105 parlamentares baianos, entre senadores, deputados federais e deputados estaduais, apenas 11 serão prioridade para vacinação contra o novo coronavírus e estarão na primeira etapa do processo de imunização. Entre eles, dois por critério de idade, outros sete por serem médicos e uma enfermeira. De acordo com levantamento do Bahia Notícias, os deputados estaduais Jurandy Oliveira (PP), de 83 anos e Aderbal Caldas (PP), de 77 anos, se enquadram por conta da idade. A primeira etapa priorizará pessoas com mais de 75 anos.

Além da idade, outro critério levado em conta é a profissão. Por serem médicos, os deputados estaduais Alan Castro (PSD), Alan Sanches (DEM), David Rios (PSDB), Eduardo Alencar (PSD), Fabíola Mansur (PSB), além dos deputados federais José Rocha (PL) e Jorge Solla (PT) serão prioridade. A deputada federal Alice Portgual (PCdoB) é enfermeira e também poderá se vacinar na fase 1. O senador Otto Alencar (PSD) é médico e também pode receber a vacina. Já na segunda fase, 25 parlamentares poderão ser imunizados por terem entre 60 e 74 anos.

Outros 3 parlamentares devem ter que aguardar poucos meses para se enquadrarem na segunda leva de vacinação. O deputado estadual Paulo Rangel (PT) tem 59 anos, porém completa 60 anos no dia 8 de março. Os deputados federais Raimundo Costa (PL) e Sérgio Britto (PSD) estão na mesma situação. Costa faz 60 anos em 9 de março e Britto no dia 8 de junho. Os demais parlamentares terão que aguardar as demais fases ou comprovar comorbidades prévias para serem vacinados de forma mais rápida. (Bahia Notícias)