O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, afirmou em entrevista a TV Bahia, na manhã desta segunda-feira (13), que acredita que a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 fique abaixo de 75% na próxima semana, em Salvador. A taxa de 75% de ocupação dos leitos é pré-requisito para o início do plano de flexibilização das atividades comerciais no estado.

“Nós estamos trabalhando para que eles caiam abaixo de 75%. Com abertura dessa semana agora, de cerca de 75 novos leitos, em Salvador, a taxa deverá cair abaixo 75%. Com a abertura de novos leitos no interior, quase 100 leitos que vamos abrir em quase todo interior da Bahia, isso vai ajudar a diminuir o fluxo de paciente para capital. Eu acredito que, talvez na próxima semana, nós já tenhamos atingido o patamar do platô de pelo menos cinco dias abaixo de 75%”, disse.

A retomada deverá ocorrer de forma gradual e dividida por fases. Na primeira, serão contempladas shoppings e templos religiosos. Para tanto, os funcionários dos centros de compras passarão por testes a cada três semanas e deverão utilizar máscaras. Na entrevista desta manhã, o secretário também comentou sobre essa testagem.

“A ideia da testagem é excluir pessoas que já estão confirmadas, ou com a doença em fase inicial. Isso será feito de forma por amostragem. Serão 20% dos funcionários do shopping. Isso será repetido, periodicamente, a cada 21 dias para poder buscar pessoas estão em fase assintomática da doença”, contou. Fábio Vilas Boas também falou sobre a vacina de Oxford que será testada em Salvador.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta é a vacina mais avançada em testagem no mundo. “É um ensaio clínico. Metade das pessoas receberá placebo, outra metade o farmacológico ativo da vacina. A gente tem muita expectativa na eficácia dessa vacina. Existem outras dezenas de vacina em fase três de estudo no mundo. Uma delas é a de Oxford. Nós esperamos que já no final deste ano, e começo do próximo ano, nós possamos vacinar a população de risco de todo país”, revelou. G1