(Leonado Rattes/Sesab)

A União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), anunciou semana uma campanha orientando a população e os gestores sobre a aplicação das doses da vacina contra o coronavírus. O objetivo é acelerar a imunização para aumentar a cobertura vacinal do estado, em busca de equalizar a faixa etária entre os municípios.

A campanha pretende estimular os gestores a realizar mutirões de vacinação, estabelecer horários estendidos, incluindo sábados e domingos, para que todos os municípios alcancem a faixa etária de vacinação para os 18 anos. Já no caso das pessoas com segunda dose aprazadas, essas poderão se vacinar em municípios diferentes de onde aplicaram a primeira dose. Dessa forma o município será compensado na remessa seguinte da vacina.

“É importante estimular, agora que estamos com uma oferta maior de doses. Os gestores precisam fazer a busca ativa dos faltosos da segunda dose e zerar os estoques de primeira dose convocando os mais jovens, que é uma população muito ativa e nos dará um retorno importante para diminuir a circulação do vírus”, ressaltou o presidente da UPB, Zé Cocá.

A capital baiana, Salvador, já havia anunciado que colocaria em prática um processo de busca ativa dos soteropolitanos que já poderiam ter sido vacinados mas ainda não procuraram os postos para receber a primeira dose. Segundo o secretário de Saúde, Léo Prates, a primeira medida para realização da busca será o disparo de mensagens de celular.