facebook

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), crítico da política econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve um encontro na sexta-feira (1º) com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. O ex-presidenciável, que também foi governador do Ceará e prefeito de Fortaleza, fez elogios ao trabalho do petista na instituição bancária.

“Me reuni hoje com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e sua diretoria, para debater sobre política industrial para o Brasil. A atual gestão do Banco tem feito um trabalho importante com o intuito de reindustrializar nosso País”, afirmou Ciro, de acordo com relatos publicados no jornal Diario do Nordeste. O pedetista é um dos políticos que mais criticaram os governos do PT na Presidência da República.

Ciro lançou candidaturas ao Planalto em 2018 e 2022 contra o projeto petista no Brasil. Sobre o BNDES, representantes do banco informaram esta semana que vão ser liberados R$ 5,1 bilhões em dinheiro adicional para os Programas Agropecuários do Governo Federal (PAGFs), como parte do Plano Safra 2023-2024. No mês passado, Mercadante, propôs um “Desenrola Empresas”, que utilize a dívida ativa da União como caminho para financiar investimentos. O dirigente também anunciou R$ 270 bilhões em financiamento.