Menos de um mês após o incêndio que atingiu as dependências da empresa, a Malu Estofados voltou às atividades na manhã desta última terça-feira (13). Com o apoio da Prefeitura de Cruz das Almas e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, foi cedida a antiga área da Solajit Nordeste para as novas instalações da fábrica.

Durante o ato de reinício dos trabalhos, o prefeito Ednaldo Ribeiro relembrou o momento difícil que a empresa viveu devido ao incêndio ocorrido no dia 19 de junho. “O coração doeu e me emocionei quando vi a situação de vocês. É maravilhoso estar aqui e ver a fábrica em funcionamento. Agradeço ao Secretário de Planejamento, Euricles Neto, ao Deputado Niltinho e ao Governo do Estado pelo trabalho muito importante para que os funcionários não ficassem desempregados”, comentou.

A Malu Estofados vai funcionar no local de forma provisória até que a nova sede da empresa no Distrito Industrial fique pronta. A nova área terá seis mil metros quadrados e a previsão é de que nos próximos meses o novo espaço de trabalho esteja concluído. Atualmente, a Malu conta com 85 funcionários e tem capacidade de produzir 4000 peças por mês, incluindo estofados e camas acopladas. Além disso, 14 operários já estão trabalhando na construção das novas instalações da fábrica. A expectativa é de ampliar o quadro de colaboradores após a inauguração da futura sede.

“Em nome da família Malu Estofados quero agradecer a toda população de Cruz das Almas, principalmente à Prefeitura que nos apoiou desde o incêndio. Perdemos todo nosso maquinário e a produção. Agora, estamos retomando as atividades hoje e em breve vamos reconstruir o nosso espaço”, ressaltou Joseane Vitório, sócia-proprietária da empresa.

De acordo com o titular da pasta de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, Euricles Neto, o principal objetivo do Governo foi manter os empregos. “Desde o primeiro momento buscamos formas de dar assistência para que a fábrica tivesse todas as condições necessárias para continuar as operações na cidade. São pais e mães de família que trabalham aqui e precisam desse trabalho”, afirmou o secretário.

O Deputado Niltinho estava presente e ressaltou a importância da ação da Prefeitura na garantia dos empregos de todos os funcionários. “Nós vivemos um momento muito difícil no nosso país com a pandemia e a perda de muitos empregos. Ainda durante o incêndio, o prefeito me ligou e pediu apoio para a retomada das atividades de imediato”, contou.

Também participaram do ato o Tenente Coronel do 16º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia, Enio Alcântara, o vereador Renan de Romualdo, o Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Edson Ribeiro, e os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, o coordenador da área de incentivados no interior, Márcio Crusoé, e o subcoordenador Leonardo Cabral.