Nesta quinta-feira, 29 de Julho, o município de Cruz das Almas completa 124 anos de Emancipação Política. Localizada no Recôncavo Baiano e com uma população estimada em 63 mil habitantes, a cidade que abriga a reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura, tem um povo honesto e trabalhador, que do suor do seu rosto vem construindo o seu desenvolvimento e promovendo dias melhores. Por conta da pandemia provocada pela Covid-19, o desfile cívico foi cancelado por mais um ano, porém uma grande programação vai ocorrer durante o dia, confira abaixo:

05h – Alvorada de Fogos
06h30 – Hasteamento das bandeiras
08h – Missa na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso
10h – Sessão Solene na Câmara de Vereadores

A história do município

O município de Cruz das Almas foi criado através da Lei nº 119 de 29 de julho de 1897, desmembrando-se de São Félix. Diz à lenda que o nome Cruz das Almas faz referência aos antigos tropeiros que passavam pela região que ao chegarem à antiga vila de Nossa Senhora do Bonsucesso, eles encontravam no centro da vila uma cruz em frente a Igreja Matriz onde paravam e rezavam para as almas dos seus mortos. Os primeiros povoadores do município procederam de São Félix e Cachoeira, no século XVIII, atraídos pela uberdade do solo.

Sabe-se que dentre os principais pioneiros, se acham as tradicionais famílias Batista de Magalhães e Rocha Passos, brasileiros e descendentes de portugueses, ambas. Os precursores estabeleceram plantação de cana-de-açúcar, fundaram engenhos e iniciaram a construção do arraial no grande planalto, à margem da estrada real que, partindo de São Felix se dirigia ao Rio de Contas e em seguida para Minas Gerais e Goiás.

O novo arraial pertencia à freguesia de São Félix. A capela existente foi elevada depois à freguesia com o nome de Nossa Senhora do Bonsucesso da Cruz das Almas, por Alvará Régio de 22 de janeiro de 1815. Até o fim do Império, pertencia à freguesia de Outeiro Redondo. Nove anos depois da proclamação da República, obteve independência. Assim, o Arraial foi elevado à categoria de Vila e Município, ficando autônomo pela Lei Estadual nº 119, de 29 de julho de 1897.

Turismo

Cidade nacionalmente conhecida pela exuberante festa de São João. O São João de Cruz das Almas é um dos maiores do Brasil, nesta época a cidade chega a receber mais que o dobro de sua população ficando até com mais de 150 mil habitantes. Também possui vários eventos de grande expressão, tanto na música secular quanto em eventos gospel que atrai milhares de pessoas de outras cidades.

Economia

A economia da cidade é voltada em torno da agricultura, com destaque para plantações de fumo, laranja, limão tahiti e mandioca. O município possui várias indústrias e distribuidoras nacionais que exportam seus produtos para vários países. A cidade é conhecida por ser apelidada de “Capital do Fumo” por ser a maior produtora de tabaco da Bahia e possuir muitas indústrias voltadas para a cultura do fumo.

A cidade é uma das maiores exportadoras de fumo da América Latina, distribuindo mais de 1000 toneladas de fumo por ano a países de todo o mundo. No setor secundário a cidade também se destaca. A indústria cruzalmense é conhecida por ter um pólo industrial calçadista e têxtil, que abriga filiais de empresas do ramo. No setor terciário, a cidade possui várias redes de serviços, grandes cadeias de lojas, além de possuir cinco agências bancárias.

Geografia

Limites

Ao Norte – Muritiba
Ao Sul – São Felipe
A Oeste – Conceição do Almeida e Sapeaçu
A Leste – São Félix.

Acesso

Situa-se no recôncavo Sul da Bahia, distando 146 quilômetros da capital do Estado, Salvador, a qual liga-se pela BR 101 e 324.

População

A população do município está em torno de 63.299 habitantes, com uma densidade demográfica de 402,12 hab./km².

Prefeitura apresenta novos investimentos e projetos para o município em 2021

SAÚDE 

8 MILHÕES DE INVESTIMENTOS 

– Reforma e reabertura dos Postos de Saúde que estão sendo inaugurados.

– Reforma da UPA 

– Construção da Ala Pediátrica 

– Construção da UBS da Coplan e Itapicuru 

– Reforma completa dos 16 Postos de Saúde do Município

– Reconstrução do Centro Cirúrgico do IPER

EDUCAÇÃO 

12 MILHÕES DE INVESTIMENTOS 

– Construção de duas Escolas modelo, uma na Pumba e outra no bairro Itapicuru, na Avenida Carmelito Barbosa Alves 

– Reforma e requalificação de todas as unidades escolares;

– Construção de duas creches, uma na 

Tesoura e outra na Lisboa.

SERVIÇOS PÚBLICOS

1 MILHÃO DE INVESTIMENTOS 

– Substituição de lâmpadas por luminárias de led;

– Requalificação de praças e jardins

AGRICULTURA

1 MILHÕES DE INVESTIMENTOS 

– Construção do centro de acolhimento de animais caninos;

– Aquisição de trator com Implementos Agrícolas para potencializar a agricultura familiar;

INFRAESTRUTURA

30 MILHÕES DE INVESTIMENTOS 

– Requalificação da Avenida Getúlio Vargas

(drenagem, modernização de postes, iluminação em led, recapeamento asfáltico, portal da cidade, novas calçadas com piso tátil); 

– Construção da nova Avenida Crisógno Fernandes;

– Pavimentação em paralelepípedo e asfáltica em diversas ruas do município;

– Aquisição de um caminhão bitoneira, um trator e uma motoniveladora para manutenção constante das estradas vicinais e urbanas;

– Construção de novos pontilhões na zorra rural;

– Sistema de drenagem de água em diversos pontos da cidade, com construção de galerias fluviais.

– Construção dos pontos dos mototaxistas na sede e zona rural.

Vamos recordar o passado?