Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O Brasil abriu 3 a 0 no placar com 30 minutos de partida, mas viu a Alemanha esboçar uma reação ao marcar dois gols no segundo tempo. O experiente lateral-direito Daniel Alves fez um alerta ao jovem selecionado olímpico brasileiro após a vitória sobre os alemães por 4 a 2, nesta quinta-feira (22), no Estádio de Yokohama, na estreia do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

“Sobretudo quando você enfrenta uma escola tão sólida quanto a Alemanha. É muito fria, muito calculista, sabe o momento de golpear e você tem que ficar muito atento, porque senão pode ser surpreendido. Mas acho que nas vitórias também aprendemos lições e na de hoje temos que levar essa consciência de que o jogo tem que ser sólido tanto ofensivamente quanto defensivamente, porque não podemos facilitar. Rivais também jogam, rivais também tem jogadores importantes e o jogo pode complicar em algumas bobeiras”, afirmou na entrevista ao canal SporTV.

Aos 38 anos, Daniel Alves abriu mão de ajudar o São Paulo em fases decisivas da Libertadores e Copa do Brasil, além de desfalcar o time no Brasileirão, para defender a seleção brasileira em Tóquio. O jogador disse que é uma honra participar de uma Olimpíada.

“É um sempre uma grande honra e prazer estar nesse evento tão espetacular, tão especial para todos os atletas de vários países. E poder estar aqui representando o meu país e defendendo essas cores é sempre um privilégio para nós. Por isso, temos que aproveitar, temos que tentar fazer o nosso melhor aqui, porque temos uma camisa muito pesada, uma história a defender. Estamos defendendo uma medalha muito merecida pelos companheiros que conquistaram e a gente veio com essa obrigação e com esse sonho de poder defender até o último instante”, discursou.

Com três pontos conquistados e um melhor saldo de gols, o Brasil é o primeiro colocado na tabela de classificação do Grupo D do torneio olímpico, seguindo pela Costa do Marfim, que venceu a Arábia Saudita mais cedo. No próximo domingo (25), às 5h30 no horário de Brasília, líder e vice-líder se enfrentam, em Yokohama, pela segunda rodada.