EC Bahia

Nas últimas cinco rodadas do Brasileirão, o torcedor do Bahia assistiu a quase cinco times diferentes em campo. Vitória impecável sobre o Vasco; derrota para o Fluminense; empate suado com o Goiás; triunfo diante do então líder Atlético-MG; derrota fora de casa para o Santos. Para além dos resultados, o torcedor viu a mesma equipe que deu 3 a 0 no Galo cometer erros defensivos grosseiros e cair diante de três ataques do Peixe.

Entre atuações tão distintas em tão pouco tempo, o meia Daniel admite que a inconstância tricolor deixa “a pulga atrás da orelha” do torcedor e destaca a importância de ter confiança para ter maior regularidade no Brasileirão.

– A gente sabe, não tem jeito, o torcedor vai ficar com a pulga atrás da orelha, nosso time está muito inconstante. A gente faz uma partida boa, ganha do líder. Aí, quando a gente pensa que vai embalar, a gente vai com confiança, acaba perdendo. Então, a gente mesmo, no grupo, a gente não pode perder nossa confiança. Tem que saber que o nosso time é bom, que a gente tem um grupo bom. E saber que a gente pode embalar – avaliou o meia.

Questionado a respeito do que falta ao time do Bahia, Daniel lembrou que, para alcançar a almejada regularidade, é necessário fazer ajustes. Entre eles, melhorar a comunicação entre os jogadores, inclusive dentro de campo.

– Acho que falta a gente repetir a boa atuação, parar de jogar bem um jogo e, no outro jogo, parecer que não é o mesmo time que fez a partida anterior. Então a gente tem que ter isso, confiança que tudo vai dar certo e saber que a gente tem que melhorar. […] Então a gente tem que ser mais coeso, acho que a gente tem que conversar mais. Às vezes está faltando um pouco isso dentro de campo, a gente falar mais, se cobrar mais. Hoje não tem torcida no estádio. Então tenho bastante confiança. Tem que ter confiança – disse.

E não poderia haver melhor hora para colocar isso em prática: o Bahia tem duas partidas seguidas em casa nos próximos dias. Na quinta-feira, recebe o Melgar-PER, em jogo de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana; no domingo, enfrenta o Botafogo. As duas partidas serão realizadas na Arena Fonte Nova.

– Agora vai começar o returno. A gente já começa com dois jogos seguidos dentro de casa, uma partida do primeiro turno, adiada. Mas são dois jogos dentro de casa. Se a gente vencer, dá confiança, dá um outro salto na tabela. Então vamos para um campeonato diferente neste returno. Ver se vira para a gente. […] E eu tenho bastante confiança que esse returno aí vai ser diferente e a gente vai conseguir recuperar e, quem sabe, brigar pelo nosso real objetivo no campeonato – concluiu.

Com 19 pontos, o Bahia é o 15º colocado do Brasileirão – o preocupante é que o Coritiba, que abre a zona de rebaixamento, tem a mesma pontuação. Na Sul-Americana, o Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença para seguir na competição, já que perdeu a ida por 1 a 0, em Lima, no Peru. Globoesporte