Danilo Gentili foi condenado a seis meses e 28 dias de detenção pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo por crime de injúria contra a petista Maria do Rosário. Segundo O Antagonista, a sentença foi dada hoje pela juíza Maria Isabel do Prado, mas o humorista poderá recorrer em liberdade.

De acordo com a publicação, a condenação refere-se a um vídeo publicado por Gentili em março de 2016. Para a juíza, o humorista injuriou a deputada “ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe alcunha ofensiva, bem como expôs, em tom de deboche, a imagem dos servidores públicos federais e a Câmara dos Deputados”.

A defesa alegou que Gentili não teve a intenção de atacar Maria do Rosário. Nas redes sociais, o humorista divulgou a notícia com a pergunta: “Quem vai me levar cigarro?”. Danilo Gentili deu uma entrevista ao programa “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan, sobre a sentença que o condenou a seis meses de prisão por injúria a Maria do Rosário.

“Ainda que eu vá preso, eu prefiro ir preso a me ajoelhar para a patrulha”, declarou o humorista. No vídeo pelo qual foi condenado, Gentili recebe uma notificação da deputada petista, esfrega em suas partes íntimas, coloca em um envelope e despacha de volta para o gabinete dela em Brasília.

“Eu achei que era um protesto genuíno.” O humorista, que disse ter sabido da condenação por meio das redes sociais da rádio, também criticou os políticos.

“Essa classe política é autoritária e usa a máquina estatal para esmagar o cidadão. Eles falam o que querem. Quando a gente responde, é condenado à prisão.” Foto: Top Mídia