Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pesquisa Datafolha divulgada nesta última quinta-feira (21) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta como os brasileiros avaliam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

  • 35% consideram o governo ótimo ou bom (eram 38% em dezembro);
  • 33% avaliam a gestão como ruim ou péssima (eram 30% em dezembro);
  • 30% consideram o governo regular (o mesmo valor de dezembro);
  • 2% não souberam ou não opinaram (o mesmo valor de dezembro).

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 147 municípios, nos dias 19 e 20 de março.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 7 de dezembro de 2023, a avaliação positiva de Lula oscilou negativamente três pontos percentuais. Já a reprovação, oscilou três pontos positivamente. O percentual dos que consideram o governo regular se manteve estável.

O Datafolha também questionou os entrevistados sobre se acreditam que a gestão Lula está tendo mais vitórias que derrotas.

Do total, 44% acham que o petista tem mais vitórias do que derrotas, enquanto 42% veem o oposto. Outros 6% consideram que não teve nem derrotas nem vitórias; e 3%, um empate. Também foi perguntado como os entrevistados veem o que Lula fez pelo país:

  • 58% consideram que Lula faz menos do que poderia ter feito no seu governo;
  • 15% acham que ele fez mais que o esperado;
  • 24% dizem que Lula fez o esperado;
  • 2% deram outras respostas;
  • 1% não sabem.

Em relação ao futuro, 46% acreditam que, daqui pra frente, Lula fará um governo ótimo ou bom. Outros 30% responderam que ele fará um governo ruim ou péssimo, e 22%, regular.

Outras pesquisas

Levantamentos realizados por outros institutos também apontaram queda na avaliação do governo Lula em 2024. Pesquisa Ipec divulgada no dia 8 de março mostra queda de 5 pontos percentuais na avaliação positiva (soma de ótimo e bom) — de 38% para 33%. Uma oscilação de dois pontos, dentro da margem de erro, na negativa (ruim ou péssimo) — de 30% para 32%; e um aumento de três pontos na regular —de 30% para 33%.

Já a pesquisa Quaest divulgada no dia 6 de março apontou que 51% dos entrevistados aprovam o trabalho de Lula. Por outro lado, 46% desaprovam. A aprovação de Lula caiu três pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023. À época, 54% dos entrevistados aprovavam o trabalho do presidente, enquanto 43% reprovavam. G1