O primeiro Ba-Vi do Campeonato Baiano será disputado no domingo após o Carnaval, dia 10 de março, mas a definição de quem chegará ao clássico com a moral de líder acontece no abre alas desta quarta-feira (27). Por isso, o Bahia encara o Jacuipense com a meta de retornar ao topo da tabela, em jogo que começa às 21h30, no estádio Valfredão, o Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe.

Em terceiro lugar com 11 pontos, o Bahia não jogou pelo estadual no fim de semana passado e viu o Vitória assumir a liderança. O rubro-negro tem 12, assim como o Bahia de Feira, vice-líder. A equipe feirense já atuou pela sétima rodada. O Leão recebe o Atlético de Alagoinhas também nesta quarta, às 20h30, no Barradão.

Para passar toda a festa momesca em primeiro lugar, o Bahia tem duas possibilidades: ganhar do Jacuipense e o Vitória não vencer; ou empatar e o rubro-negro perder. Neste último caso, o tricolor ficaria com os mesmos 12 pontos de Vitória e Bahia de Feira e levaria a melhor no saldo de gols (9 contra 6 do Leão e 4 da equipe feirense).

Após eliminação na primeira fase da Copa Sul-Americana para o Liverpool do Uruguai e um empate com o Fortaleza que manteve o time fora do G4 da Copa do Nordeste, vencer o Jacuipense no estadual soa como obrigação para o único representante do futebol baiano na Série A. O adversário da vez é lanterna, com apenas quatro pontos.

Apesar da chance de retomar a liderança do Baiano, o tricolor não usará força máxima. Os jogadores titulares serão preservados para os jogos de sábado (2), contra o Altos, em Teresina, pela Copa do Nordeste, e da Quarta-feira de Cinzas (6), contra o Santa Cruz-RN, pela Copa do Brasil, em Natal.

Enderson Moreira vai comandar o time em Riachão do Jacuípe, ao contrário de outras partidas pelo estadual, em que a missão ficou com Cláudio Prates.

No último treino preparatório, a equipe teve Anderson, Matheus Silva, Ernando, Xandão e Paulinho; Nilton, Flávio e Guilherme; Élber, Caíque e Iago.

É a base do time que ganhou do Vitória da Conquista por 3×1 na rodada anterior, fora de casa, só que com Guilherme e Élber nos lugares de Fernando Medeiros e Clayton.

Escalação de Carnaval
O Bahia vai homenagear artistas do Carnaval, que terão seus nomes nas camisas dos jogadores. A escalação do 1 ao 11 “fantasia” nesta quarta terá Osmar, Margareth Menezes, Luiz Caldas, Marinêz e Alobêned; Cacik Jonne, Laurinha e Tânia Luz; Marcionílio, Tonho Matéria e Paulo Camafeu. A homenagem será repetida contra o Altos, com outros artistas homenageados. (Correio da Bahia) Foto: EC Bahia