Destaque da última temporada, o volante Juninho, de 30 anos, renovou o contrato com o Bahia até o fim de 2018, com possibilidade de extensão até o fim de 2019. O antigo vínculo do jogador se encerrava em dezembro deste ano. O anúncio da renovação foi feito no fim da tarde desta terça-feira, no Programa do Esquadrão, programa de rádio oficial do clube.
 
– Contrato renovado. Graças a Deus tudo resolvido. Agora é arregaçar as mangas, trabalhar muito para fazer um ano maravilhoso em 2017, conquistar todos os objetivos que o clube pretende. Muito feliz com a renovação. Agora é trabalhar e dar alegrias para a nação tricolor. Eles merecem demais – disse o volante em entrevista ao Programa do Esquadrão.
 
Juninho era alvo do Internacional. A ideia do clube gaúcho seria oferecer ao Tricolor quatro atletas pelo volante. Entre as peças disponíveis, estava o goleiro Muriel, que foi emprestado para a equipe baiana em 2016. A direção colorada não confirmou a tratativa. Juninho confirmou que recebeu sondagens de vários clubes após o término da temporada 2016. Para segurar o volante, o Bahia propôs um reajuste salarial.
 
– Eu tenho carinho imenso pelo Bahia. Aprendi a gostar do clube. Não é da boca para fora. Sou mais um torcedor na arquibancada. Pesou o sentimento que tenho pelo Bahia. Foi difícil, pela minha carreira, não tive oportunidades em grandes clubes, e propostas financeiras muito boas. Resolveria minha vida de imediato. Conversamos com o Bahia, chegou a um valor interessante. Falei em todas as entrevistas, demonstrei vontade de permanecer no clube. Isso acabou facilitando. Hoje renovei contrato, estou muito feliz. Estou louco para começar a trabalhar e ficar feliz fazendo o que mais gosto.
 
Em 2016, Juninho realizou 55 jogos com a camisa do Bahia e marcou 11 gols. A bola parada e os chutes de fora da área foram as principais armas do volante tricolor. No fim do ano, ele sofreu entorses no joelho e tornozelo e ficou fora das últimas partidas da Série B. Para voltar totalmente recuperado para a pré-temporada, ele realizou tratamento durante as férias.
 
– Optei de ficar mais uns dias em Salvador para melhorar de lesão. Queria voltar 100%. Me dediquei demais nas férias. Volto quase 100%. Vamos dizer que volto 95%. Teve algumas coisas que não consegui fazer nas férias. Dia 12 vou poder ajudar a equipe.
 
A primeira partida do Bahia em 2017, pela Flórida Cup, acontece no dia 12 de janeiro, diante do Wolfsburg, da Alemanha. A segunda e última apresentação pelo torneio amistoso acontecerá no dia 15, contra o Estudiantes, da Argentina. Os jogadores viajam para os Estados Unidos na próxima segunda-feira. 
 
Depois da Flórida Cup, a equipe baiana concentra as suas forças na Copa do Nordeste e Campeonato Baiano. A estreia do time na competição regional será no dia 26, contra o Fortaleza. Pelo estadual, o Bahia pega o Jacobina no dia 29 de janeiro, em Pituaçu.