Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

A derrota para o São Paulo fez o Vitória voltar para a zona de rebaixamento da Série A, na 17ª colocação com 22 pontos, e ampliou para 13 a quantidade de rodadas em que o Rubro-Negro figurou no Z-4. Presente no grupo de descenso em mais da metade da competição, o time baiano tem nova chance de dar um primeiro passo pela recuperação no jogo deste domingo, contra o Vasco, no Barradão.

O Vitória chegou a passar três rodadas deste returno fora do Z-4 graças aos resultados positivos sobre Palmeiras e Cuiabá, mas a sequência de três jogos sem vencer, contra Bahia, Cruzeiro e São Paulo, atrapalhou a campanha de recuperação do time baiano.

Campanha do Vitória no returno (dois triunfos, um empate e duas derrotas):

  1. Palmeiras 0 x 2 Vitória | 20ª rodada
  2. Vitória 1 x 0 Cuiabá | 21ª rodada
  3. Bahia 2 x 0 Vitória | 22ª rodada
  4. Vitória 2 x 2 Cruzeiro | 23ª rodada
  5. São Paulo 2 x 1 Vitória | 24ª rodada

O aproveitamento do Vitória neste recorte (46%) não é ruim, principalmente se comparado ao geral, que é de 30%, mas o rendimento do primeiro turno pesa negativamente na corrida vermelha e preta para sair das quatro últimas posições.

Da lanterna às idas e voltas ao Z-4

O Vitória chegou a ser lanterna em meio a uma sequência de 11 partidas sem vencer na temporada, que resultou na saída de Léo Condé e na chegada do técnico Thiago Carpini, e precisou de duas vitórias seguidas, contra Internacional e Atlético-MG, em jogos válidos pela nona e décima rodadas, para sair da última posição.

Depois disso, o Vitória foi 18º colocado em apenas uma oportunidade, após a derrota para o Flamengo, na última rodada do primeiro turno, e tem alternado entre o 15º e o 17º lugares. O desempenho melhorou um pouco o patamar, mas ainda não afastou o Leão da zona de rebaixamento.

Corrida até a última rodada

O discurso de Thiago Carpini, inclusive, deixa claro que o Vitória vai brigar contra o rebaixamento até a 38ª rodada. Em mais de uma oportunidade, o treinador disse que o mais importante é estar fora do Z-4 quando o Brasileirão chegar ao fim.

– Difícil de fazer essas previsões, claro que internamente a gente discute sobre isso, mas queremos fazer nosso melhor, o nosso trabalho, estamos preocupados com a pontuação que precisamos atingir. Colocaria também Cuiabá, Atlético-GO, Criciúma, não são só os grandes [clubes]. Está tudo em aberto e vai seguir assim até o final. Temos que seguir ajustando, melhorando, trabalhando, disse Carpini, em entrevista coletiva após o jogo contra o São Paulo.

“Buscar nossa pontuação necessária, nos preocupamos com o que precisamos fazer, Vitória e o torcedor merecem ficar na Série A”, complementou o técnico.

Do 16º colocado do Brasileirão ao clube que está na sétima colocação, entretanto, todos disputaram menos jogos que o Vitória até agora. Essas equipes possuem mais chance de alcançar melhores pontuações, o que pode deixar a briga rubro-negra para sair do Z-4 ainda mais complicada.

Número mágico

Em recente reportagem, o ge pegou as médias das últimas cinco edições de Campeonato Brasileiro e concluiu que o “número mágico” para um clube escapar do rebaixamento é 40,8 pontos, mas as contas são uma estimativa.

Além disso, cada campeonato tem a sua particularidade. Em 2023, por exemplo, o Santos caiu para a Série B ao somar 43 pontos e ficar na 17ª posição. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), inclusive, indica que o melhor é alcançar 46 pontos e ter 0,4% de chance de queda nesta temporada.

Possibilidades

Se o “número mágico” desta temporada for 40,8 pontos, o Rubro-Negro precisa somar 19 pontos dos 42 que ainda vai disputar. Em um cenário possível, seria vencer seis jogos e empatar um entre os 14 restantes, um aproveitamento de 45% neste recorte. Cinco vitórias e quatro resultados de igualdade também estão valendo.

O melhor dos cenários, no entanto, é conquistar oito vitórias ou sete resultados positivos e três empates nas 14 rodadas restantes (seis triunfos e seis empates também funcionam). Desta forma, o Leão teria um desempenho de 57% a partir de agora e alcançaria os 46 pontos, com 34% de chance de se garantir na Sul-Americana do ano que vem.

Projeção de pontuação e desempenho necessário para o Vitória:

  • Somar 19 pontos para chegar a 41 pontos (aproveitamento de 45%);
  • Fazer 20 pontos para alcançar 42 pontos (aproveitamento de 47%);
  • Somar 21 pontos para chegar a 43 pontos (aproveitamento de 50%);
  • Fazer 22 pontos para alcançar 44 pontos (aproveitamento de 52%);
  • Somar 23 pontos para chegar a 45 pontos (aproveitamento de 54%);
  • Fazer 24 pontos para alcançar 46 pontos (aproveitamento de 57%).

Os números e possibilidades estão na mesa. Agora, o Vitória precisa dar o primeiro passo pelo sucesso nesta dura missão para chegar a 25 pontos vencendo o Vasco, em jogo deste domingo, marcado para as 18h30 (de Brasília), pela 25ª rodada do Brasileiro. Globoesporte