A Delegacia de Belmonte, que fica no extremo sul da Bahia, foi alagada por causa dos temporais que atingiram a região, na última semana. Danos estruturais e problemas elétricos foram registrados na unidade policial. A cidade está sob decreto de situação de emergência.

Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), o atendimento ao público foi suspenso desde a última terça-feira (25). No entanto, nesta quinta- (27), a Polícia Civil informou que o serviço é realizado normalmente na unidade.

O Sindpoc disse que móveis e computadores foram cobertos pelos próprios policias, para evitar mais estragos por causa do alagamento. De acordo com a Polícia Civil, providências estão sendo adotadas para resolver os problemas.

Também conforme a polícia, o atendimento será transferido provisoriamente para outro local, quando os reparos forem feitos. A Polícia Civil não informou para qual unidade será feita essa transferência, nem quando as reformas serão iniciadas.

Chuvas na Bahia

A Bahia tem 9.261 pessoas desalojadas, 74 desabrigadas e 9.348 afetadas por causa das chuvas que atingiram algumas regiões do estado. Os dados foram atualizados na quarta-feira (26), pelo Governo do Estado, com base nas informações das prefeituras.

As ocorrências foram registradas em 26 municípios atingidos. Além de Belmonte, outros quatro estão sob decreto de situação de emergência: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Itapebi e Porto Seguro. Na região sul, a chuva começou na madrugada de sexta-feira (21), e atingiu aa maior parte das cidades.

Neste período, foram contabilizados alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de imóveis. Até segunda, três mortes foram contabilizadas: um casal de turistas mineiros e um pescador, que era tio da artista Carla Perez.

Os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Casa Civil, Rui Costa – ex-governador da Bahia – viajaram para Itabuna, no sul da Bahia, na segunda-feira (24). Acompanhados do governador Jerônimo Rodrigues, eles sobrevoaram áreas afetadas pelos temporais na região. G1