O delegado Josivânio da Rocha Araújo, da Delegacia do município de Monte Santo, localizado no norte da Bahia e o delegado Carlos Roberto Botelho Vasconcelos, que atuava na cidade de Cansanção foram demitidos dos cargos nessa quarta-feira (9). Eles são acusados de integrar um esquema de corrupção com a negociação da liberdade de presos e devolução de materiais apreendidos em troca de dinheiro.

 

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) relatou que as investigações sobre o caso tiveram início no ano de 2011 segundo informações do G1. Já em setembro de 2017, um dos delegados chegou a ser demitido, mas foi reintegrado ao cargo em caráter provisório por conta de uma decisão judicial proferida em outubro do ano passado.

 

Os delegados recebiam dinheiro de traficantes para beneficiar a atividade criminosa deles. Além disso, as investigações apontaram que eles extorquiam pessoas abordadas em blitze e vazavam informações de operações de combate às drogas. O grupo do qual os dois faziam parte cobrava de R$ 2 mil a R$ 8 mil para cometer as irregularidades. Com a saída dos dois, outros dois delegados assumiram as atividades nas duas delegacias.