EC Bahia

Depois de passar 12 rodadas consecutivas sofrendo gols em todos os jogos, o Bahia, enfim, saiu de campo sem ser vazado, ao vencer o Vasco por 3 a 0, em partida disputada na última quarta-feira, válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio de Pituaçu.

Foi também o primeiro jogo em que a equipe não sofreu gols sob o comando de Mano Menezes, que tem como uma das metas resolver os problemas defensivos da equipe tricolor, que tem a defesa mais vazada da Série A. Na entrevista concedida após a partida, Mano falou sobre o assunto.

– O setor defensivo da equipe não pode perder confiança de atuação. À medida que os gols sucedem, perde algo de confiança que é importante para atuar bem. O Bahia tem o 5º ou 6º melhor ataque e, se está na colocação em que está, é porque, defensivamente, não estamos bem. Temos que resolver – disse.

“Eu falei que tínhamos que resolver”. Ele chegou perto de alcançar o feito diante do Botafogo, mas o Bahia levou um gol nos acréscimos e saiu de campo sem o famoso “clean sheet”.

Sequência de 12 jogos do Bahia sofrendo gols.

Bahia 2×1 Bragantino
São Paulo 1×1 Bahia
Ceará 2×0 Bahia
Bahia 1×1 Palmeiras
Bahia 3×5 Flamengo
Internacional 2×2 Bahia
Bahia 0x2 Grêmio
Bahia 0x1 Atlético-GO
Corinthians 3×2 Bahia
Athletico 1×0 Bahia
Botafogo 1×2 Bahia
Bahia 1×2 Sport

Para dar um jeito nos problemas defensivos do Bahia, Mano precisou ajustar a bola aérea, de longe a principal deficiência da equipe. O treinador ficou irritado com o gol sofrido contra o Sport, em cobrança de falta lateral, na rodada passada. Esse foi um dos motivos para a entrada de Ernando na lateral direita, aumentando a estatura da equipe.

Nino Paraíba, titular da posição, foi vetado pelo departamento médico. O Bahia volta a campo no fim de semana, quando enfrenta o Fluminense, no Maracanã, na tentativa de vencer duas partidas consecutivas apenas pela segunda vez na Série A. O duelo está marcado para este domingo, às 16h (horário de Brasília). Globoesporte