O deputado estadual Hildécio Meireles (MDB) teceu críticas ao governo do Estado por conta da entrega das obras de restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo em Cairu no Baixo Sul. De acordo com o parlamentar, a gestão de Rui Costa (PT) não investiu nada no projeto segundo informações do Bahia Notícias.

 

“Ou seja, mais uma vez, visando a sua reeleição, o governador Rui Costa e o seu governo, que apenas detém a cessão de uso, concedida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), se intitula dono das obras para enganar os baianos e isso não é nem um pouco legítimo”, contestou o deputado Hildécio Meireles.

 

O deputado aponta que todo o investimento partiu do Mecenato, programa de incentivo à cultura do BNDES. Em sua última etapa, o Mecenato contempla a restauração do Portaló, do Corpo da Guarda, do Forte da Ponta e do caminho ao longo da muralha. Meirelles pediu por mais transparência, o que avalia como “fundamental em qualquer gestão responsável e ética”. De acordo com o Rui Costa, a restauração custou R$ 14,4 milhões.

 

Em visita ao município de Cairu, na manhã deste último sábado (20), Rui Costa afirmou que vai elaborar um plano de uso e gestão para que o monumento, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), seja autossustentável.