camara dep

O Governo Federal quer regulamentar os motoristas de aplicativo, a medida foi anunciada, recentemente, pelo titular do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que reforça como ponto alto da medida uma arrecadação adicional de pelo menos R$ 279 milhões nos cofres da Previdência Social.

Em resposta a essa movimentação da gestão Lula, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) esteve reunido com representantes da categoria durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Motoristas de Aplicativos – FPMA, na quarta-feira (6), na oportunidade foram discutidas as ações que serão adotadas contra Projeto de Lei de autoria do Executivo Nacional.

De acordo com Capitão Alden, que é membro titular da FPMA, o projeto anunciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego só traz prejuízos para os profissionais do segmento e causará transtornos para a economia com possibilidade das saídas, por exemplo, da Uber e 99.

“Com base no IBGE, o país possui 778 mil motoristas por aplicativo. Agora imagine se as plataformas deixassem o Brasil por causa de uma medida insensata do desgoverno Lula, o que vai ser da vida destes quase 800 mil profissionais?”, questiona Alden.

Para o parlamentar, o Governo Federal apresenta mais uma narrativa “bonita” que trará melhorias para os motoristas de aplicativos e a oportunidade de permitir mais direitos, mas o político alerta que os principais envolvidos não foram ouvidos.

“Lula não quer melhorar a vida dos motoristas de aplicativo, o foco dele está na arrecadação. O desgoverno quer os R$ 279 milhões, mas para investir em quê? Esse projeto não será empurrado goela abaixo! Estou do lado dos pais e mães de famílias que ganham seu pão através dos aplicativos”, afirma Alden.

Outras ações – Sua preocupação com os motoristas de aplicativo vem bem antes desta medida anunciada pelo Governo Federal. Em 2023, por exemplo, o deputado federal Capitão Alden pegou uma corrida de Uber em Salvador com o intuito de entender ainda mais a realidade desses profissionais. Na oportunidade, o parlamentar tratou de temas relacionados ao cotidiano destes condutores. Bahia.Ba