Foto: Câmara dos Deputados

A reforma tributária proposta por líderes da Câmara será relatada pelo deputado João Roma (PRB-BA) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira etapa para aprovar as mudanças no sistema de impostos e contribuições.

A comissão é a primeira fase da tramitação da proposta. Roma é do PRB baiano, mas ligado à cúpula do DEM. Foi chefe de gabinete do prefeito soteropolitano, ACM Neto, e tem relação de longa data com Onyx Lorenzoni (DEM-RS), ministro da Casa Civil.

Deputados influentes na Casa querem acelerar a análise do assunto -sem esperar que a reforma da Previdência esteja em estágio mais adiantado, como deseja a equipe econômica do governo.

Isso faz parte da estratégia de partidos independentes ao presidente Jair Bolsonaro que querem mostrar a autonomia do Legislativo em relação ao Palácio do Planalto. O time do ministro Paulo Guedes (Economia) ainda trabalha no projeto de alteração na cobrança de impostos e contribuições.

Articuladores da proposta apresentada pelo líder do MDB, Baleia Rossi (SP), afirmam que o líder da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), é cotado para relatar o texto na fase da comissão especial. Ribeiro é um dos deputados mais próximos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).