Foto: Carla Ornelas/GOVBA

A morte do professor Jorge Portugal deixou a Bahia de luto nesta última  segunda-feira (3). Parlamentares baianos enalteceram os vários talentos do ex-secretário estadual de Cultura, que não resistiu após o coração apresentar falência aguda. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiovascular do Hospital Geral Roberto Santos.

Os deputados estaduais Robinson Almeida e Rosemberg Pinto, colegas de Portugal no Partido dos Trabalhadores (PT), destacaram a partida precoce do educador. “Muito triste a notícia da morte, prematura, de Jorge Portugal, ex-secretário de Cultura do Estado, companheiro do PT, poeta, professor, compositor, democrata, ser humano doce, carismático e muito querido. Uma grande perda para a Bahia, para nossa Cultura. Minha solidariedade a sua família”, escreveu Almeida.

“A morte de Jorge Portugal é uma grande perda para todos e, em especial, para seus amigos como eu. Ainda está semana falava com Roberto Mendes para fazermos um encontro. Não deu tempo. Muito triste. Como ele falava em momentos difíceis: ‘a Cultura está de luto’. Realmente está!”, afirmou Rosemberg. Quem também lamentou a morte de Portugal foi Alex Lima (PSB), vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Ele citou o importante legado deixado pelo educador. “Lamento, profundamente, a perda do nosso querido Jorge Portugal. Competente secretário, professor dedicado, apoiador da cultura baiana, poeta, compositor e apresentador. Jorge foi um ser humano plural e fantástico. Ele parte nos deixando uma tristeza, imensurável, mas também grandes ensinamentos. Deixo registrado também meus sentimentos aos familiares e muita serenidade para atravessar este momento de dor”, declarou Lima.

O líder do PT na AL-BA, Marcelino Galo, lembrou da luta de Portugal para fortalecer a cultura baiana: “A vida nos surpreendeu mais uma vez com a precoce partida de Jorge Portugal, que contagiava a todos com seu sorriso e tamanha inteligência. Como secretário de Cultura do Estado trabalhou para fortalecer as manifestações da nossa terra de forma singular. Iremos sempre lembrar da sua dedicação pela Bahia”.

A deputada federal Dayane Pimentel (PSL-BA) destacou a importância do docente baiano em sua vida. “Ele foi para mim uma inspiração e posso dizer que foi um dos incentivadores para que eu ingressasse no curso de Letras na UEFS. Santo Amaro, a Bahia e o Brasil perdem um grande poeta, compositor e professor; um homem inteiramente integrado às mais belas expressões de nosso povo. Expresso meu pesar à família do professor e aos seus amigos”, disse Dayane. BNews