Foto: Fabio Rodrigues Agência Brasil

A liderança da Minoria na Câmara dos Deputados vai lançar uma campanha a favor da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a “Vaza Jato”. O objetivo é analisar as irregularidades cometidas pelos procuradores da Operação da Lava Jato e pelo ex-ministro Sérgio Moro, com base nas mensagens publicadas pelo site The Intercept Brasil e outros veículos.

Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, a campanha terá apoio da atriz Guta Stresser, do músico Leoni e outros artistas, advogados e jornalistas. A “Vaza Jato” teve início em junho deste ano com reportagens do Intercept que expõem como o então juiz Moro atuou como um coordenador informal do trabalho dos coordenadores à frente da operação.

De lá para cá, com apoio de outros veículos como a Folha, a revista Veja e o jornal El País, o site revelou, entre outras coisas, que o procurador Deltan Dallagnol, coordenador oficial da força-tarefa, incentivou investigações contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sem qualquer indício e participou de encontro confidencial com investidores. Dallagnol, Moro e os demais envolvidos negam a autenticidade das mensagens.