A mancha de óleo cru que se espalhou por parte do Nordeste brasileiro deixou o Projeto Tamar em alerta. Neste sábado (12), a entidade divulgou em seu perfil no Instagram vídeos alertando sobre a necessidade da retirada de filhotes das praias afetadas.

“O derrame de óleo chegou a áreas importantes de reprodução e alimentação das tartarugas marinhas brasileiras. As áreas mais afetadas são Sergipe e o Litoral Norte da Bahia. O Tamar está intensificando o monitoramento das fêmeas e filhotes. Os filhotes vão ser realocados e liberadas em outras áreas”, relatou a funcionária do Tamar, Nina Marcovaldi.

Segundo o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a presença de óleo já foi registrada em 156 locais de 71 municípios nordestinos. Contudo, esses dados ainda não englobam as praias de Salvador.

Somente na capital baiana, a prefeitura já retirou 35kg do óleo nas praias do Flamengo, de Jardim de Alah, Jardim dos Namorados, Piatã, Itapuã e Buracão (Rio Vermelho). Bocão News