O desabamento de um mezanino no prédio da Bolsa de Valores de Jacarta nesta segunda-feira (15) feriu pelo menos 75 pessoas, segundo informou a instituição. Não houve mortos, e a polícia afirma que a causa foi acidental. O acidente provocou pânico no bairro financeiro da capital indonésia segundo informações do Uol.

 

Um vídeo de câmeras de segurança mostra diversas pessoas reunidas no mezanino quando a estrutura desaba. As emissoras locais mostraram uma multidão gritando e correndo, enquanto a polícia evacuou a área em meio a uma montanha de escombros. Segundo a polícia, a maioria dos feridos tem lesões nas extremidades.

 

Eles foram levados a hospitais. “O acidente aconteceu no primeiro andar, por onde passam muitos funcionários”, afirmou Argo Yuwono, porta-voz da polícia de Jacarta. O acidente aconteceu no início da tarde (3h, horário de Brasília), coincidindo com a hora do almoço. “Houve um grande estrondo, e as pessoas que estavam do lado de dentro correram para fora”, contou a jornalista da Metro TV Marlia Zein, que estava no local na hora do acidente.

 

Cerca de 100 policiais e membros das equipes de emergência foram enviados para a região, no bairro financeiro, causando engarrafamentos de várias horas. Apesar do caos, o porta-voz da Bolsa, Rheza Andhika, disse que as atividades financeiras seguiriam à tarde no pregão.

 

Pouco depois do desabamento, às 14h (5h, horário de Brasília), o prédio foi reaberto, e os funcionários começaram a voltar para seus escritórios. A Bolsa indonésia fica no centro de Jacarta, em um edifício que também abriga o escritório local do Banco Mundial, em seu 12º andar. Em 2000, a Bolsa foi alvo de um atentado. A explosão de um carro velho cheio de explosivos deixou dez mortos e vários feridos. Desde então, os controles de segurança foram reforçados.