EC Bahia

O técnico Mano Menezes chegou ao Bahia no início de setembro tendo como um dos maiores desafios ajustar o sistema defensivo do time, o mais vazado do Campeonato Brasileiro à época. Tanto que, na coletiva de apresentação, foi questionado sobre isso e, confiando no seu histórico de bons trabalhos na defesa, afirmou que o clube “tinha contratado a pessoa certa”.

Só que, pouco mais de dois meses depois, entre bons maus momentos, o Tricolor segue com dificuldade. A derrota por 4 a 0 para o Bragantino para o Bragantino, na última sexta-feira, fez o Bahia chegar a 34 gols sofridos no Brasileirão e retomar o posto de defesa mais vazada, agora ao lado do Goiás, lanterna da competição. Vale lembrar que a 22ª rodada ainda está em andamento e muitas equipes têm jogos a menos.

Antes da chegada de Mano Menezes, o Bahia tinha disputado oito jogos no Brasileirão, com 14 gols sofridos e média de 1,72 por partida. Em apenas um jogo não sofreu gols e vinha de amargas derrotas, entre elas um 5 a 3 para o Flamengo, em Pituaçu. Com o treinador, no Brasileirão, o Tricolor fez 14 partidas e sofreu 20 gols, o que significa média de 1,42 por jogo. Destas partidas, ficou sem ser vazado em duas delas.

Para piorar a situação, Mano tem convivido com desfalques e poucos zagueiros à disposição. Juninho, Anderson Martins, Lucas Fonseca e Ernando são os quatro zagueiros do elenco profissional utilizados. Lucas, porém, está machucado e Ernando em fase final de recuperação de lesão. O segundo, inclusive, pode pintar no jogo desta terça, contra o Unión Santa Fé, pela Copa Sul-Americana.

Na Sul-Americana, o Bahia inscreveu os zagueiros Lucimário, Barcellos, ambos do sub-20 do clube. E vai ser com esse quarteto, mais algum jovem da base ou jogador improvisado, que Mano vai se virar até o fim da temporada para ajustar o sistema defensivo do Bahia. A janela de transferências foi encerrada, e o Tricolor não trouxe mais peças para o setor.

E, no seu próximo compromisso, o treinador vai precisar ter uma defesa afinada já que, na Sul-Americana, há o critério de gol qualificado. A partida contra o Unión Santa Fe está marcada para esta terça-feira, às 19h15, na Arena Fonte Nova. Globoesporte