Após seis meses no ar, a Globo exibiu na noite de segunda-feira (29) o último capítulo da novela “O Tempo Não Para”. De todo o capítulo, o momento mais repercutido foi o desfecho de Marocas (Juliana Paiva). A personagem estava em estado grave por causa do vírus potencializado com que foi infectada e após tomar a vacina começou a revelar a sua idade real, com mais de 100 anos.

A cena mostrou a estilista envelhecendo, com uma retrospectiva do casal, e deu a entender que ela morreria, fazendo com que seu par romântico, Samuca (Nicolas Prattes), terminasse o enredo sozinho. Porém, sem muitas explicações, ela voltou a ter aparência de cerca de 20 anos. Na web, várias pessoas se sensibilizaram com o momento. Veja algumas reações.

O último capítulo da trama escrita por Mário Texeira teve média de 24 pontos no Ibope, de acordo com prévia, não superando sua antecessora, “Deus Salve o Rei’, que cravou 33 pontos no desfecho. Vale lembrar que “O Tempo Não Para” caiu nas graças do público e dos críticos no seu início por trazer uma trama inusitada. Ao narrar a história de uma família do século 19 que desperta em 2018, o autor conseguia fazer um contraponto com críticas sociais. Porém, ao longo dos meses, o fôlego foi se perdendo, os “congelados” se adaptaram aos novos tempos e a história ficou vazia.

Além disso, Texeira optou por forçar ações de vilões poucos carismáticos, como Emílio (João Baldasserini), que morreu, mas foi substituído por seu irmão gêmeo idêntico, Lúcio, e Betina (Cleo). Outro erro foi a condução equivocada de núcleos paralelos e personagens que perderam a função, como Zelda (Adriane Galisteu), Monalisa (Alexandra Richter), Teófilo (Kiko Mascarenhas), Helen (Rafaela Mandelli), Cairu (Cris Vianna), Amadeu (Luiz Fernando Guimarães), Mazé (Juliana Alves) e Marino (Marcos Pasquim). (Bahia Notícias) Foto: TV Globo