Foto: Jose Alberto / STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, defendeu, na última sexta-feira (10), a ideia de que o país teria que ter mais Tribunais Regionais Federais além dos cinco que atualmente compõem o poder judiciário brasileiro. Para o magistrado, a crescente demanda que o Brasil vem gerando, implica na necessidade de ampliação.

“Ao crescer, ela [a Justiça Federal] se estruturou e se reestruturou na Constituição de 1988 em regiões. Porém, tivemos um momento de estagnação, quando, após organizar os Tribunais Regionais Federais das cinco regiões, nós paramos. Deveríamos ter hoje algo em torno de oito ou nove TRFs”, disse Noronha de acordo com o Consultor Jurídico.

Presente em uma solenidade na cidade de Vitória, no Espírito Santo, João Otávio enalteceu a importância da Justiça Federal destacando o papel relevante para a sociedade. “Temos que enxergar as perspectivas da Justiça Federal, que veio para nunca mais acabar. Ela tem ocupado um espaço no Poder Judiciário bastante importante, sua organização e prestígio têm crescido pelas importantes causas que tem julgado”, concluiu.