Cidade com maior número de casos de coronavírus na Bahia, Salvador acumula, segundo dados do último boletim da Secretaria de Saúde do estado (Sesab), 23.411 pessoas diagnosticadas com a doença. Do total, aproximadamente 21% dos infectados na capital baiana estão concentrados nos dez bairros com maior incidência da doença.

Juntos, Pituba, Brotas, Pernambués, Fazenda Grande do Retiro, Itapuã, Liberdade, São Marcos, Cabula, Beiru/Tancredo Neves e Federação registram 4.985 casos da Covid-19. Os números correspondentes a cada bairro foram divulgados na noite do último domingo (21), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A Pituba, com 722 casos, permanece como região com maior número de infectados da cidade. Brotas aparece na segunda posição, com 719 contaminados. Pernambués, com 535 casos, ocupa o terceiro lugar. O boletim da SMS inclui informações de 163 bairros.

Todos os dez bairros com maior incidência da doença na capital baiana já passaram ou ainda passam por medidas restritivas mais duras impostas pela prefeitura. Atualmente, estão na lista da gestão municipal Fazenda Grande do Retiro, Itapuã, São Marcos, Beiru/Tancredo Neves, Federação e Brotas. Entre as ações realizadas na região estão a testagem rápida para coronavírus, limpeza das ruas, distribuição de máscaras e combate ao Aedes Aegypti.

A SMS ainda destacou que, na tabela de domingo, alguns bairros apareceram com menos casos do que na tabela anterior. Segundo o órgão, isso ocorreu por erros de informação sobre endereço de residência prestados por pacientes no momento do atendimento médico e também por unidades de saúde. A correção é feita após apuração promovida pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Os dez bairros com maior incidência de Covid-19:

  1. Pituba – 722 casos
  2. Brotas – 719 casos
  3. Pernambués – 535 casos
  4. Fazenda Grande do Retiro – 487 casos
  5. Itapuã – 484 casos
  6. Liberdade – 452 casos
  7. São Marcos – 440 casos
  8. Cabula – 439 casos
  9. Beiru/Tancredo Neves – 358 casos
  10. Federação – 349 casos G1