A médica infectologista Ceuci Nunes, diretora do Instituto Couto Maia, apoiou nesta segunda-feira (10), em entrevista ao programa BNews Agora, da Piatã FM, a decisão do governador Rui Costa de reduzir de 5 mil para 3 mil o número de pessoas permitidos em eventos na Bahia. Para Ceuci, no entanto, essa diminuição pode precisar ser ainda maior, a depender da persistência da alta de casos da Covid-19 no Estado.

“Se em aglomerações muito menores, como vimos de famílias no Natal, os casos já se alastraram, em eventos com 3 mil pessoas, mesmo sendo naturalmente mais seguro do que com 5 mil, ainda pode ser muito perigoso. Talvez isso não seja o suficiente e seja necessário reduzir ainda mais esse número”, opinou a médica.

Ceuci Nunes ainda comentou sobre os 2 mil profissionais de saúde afastados de seus trabalhos por estarem infectados com Covid-19 ou por exaustão. De acordo com ela, é possível que isso provoque uma insuficiência de trabalhadores da área para atender a demanda, como na França, mas um fator pesa favoravelmente na situação.

“Qualquer lugar corre esse risco com a disseminação que está ocorrendo, pode faltar profissionais de saúde. O que a gente tem de diferença da França, por exemplo, é que os profissionais sobrecarregados pelas buscas são de Unidades Básicas de Saúde e das Unidades de Pronto Atendimento. A demanda ainda não chegou aos hospitais, como nos outros anos, e isso nós devemos muito às vacinas, que previnem muitas internações”, explicou a infectologista. BNews