Foto: Marcos Corrêa/PR

Dirigentes do União Brasil informaram ao CNN Brasil que pretendem lançar chapa única com o ex-juiz Sérgio Moro e o presidente da legenda, Luciano Bivar. O anúncio ocorre após o partido sinalizar que vai deixar as negociações para candidatura única da chamada ‘terceira via”, apostando em uma candidatura solo de Bivar. A ação traz o ex-juiz da Lava Jato de volta à cena presidencial, que em março trocou o Podemos pelo União Brasil com o objetivo de se lançar a corrida presidencial.

No entanto, dirigentes da sigla, inclusive o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) teriam vetado a candidatura de Moro com o objetivo de manter palanque aberto no cenário nacional. Orientado a deixar de ser candidato, caso não fosse à Presidência, o ex-juiz chegou a declarar que pode simplesmente “não concorrer a nada”. “Me coloquei numa situação de desprendimento para a união nacional, para vencer extremos. Não está descartada nenhuma situação, posso inclusive não concorrer a nada. Não vivo da política, estava fora do Brasil e voltei para ajudar na construção de algo que possa vencer extremos políticos”, disse o ex-juiz.

Além de lançar a chapa Moro/Bivar, a saída do União Brasil das discussões de uma chapa presidencial única com MDB, PSDB e Cidadania é um duro golpe para quem trabalha por uma opção conjunta das legendas contra a polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).