Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados pode interferir em outra eleição, a para a Presidência da República em 2026. A informação é da CNN Brasil. O fato de Hugo Motta (Republicanos) ter assumido o favoritismo na disputa fez com que os demais interessados na disputa se movimentassem. Um deles, o deputado baiano Elmar Nascimento (União Brasil), até então tido como o nome de Lira na disputa, precisou ousar em suas articulações.

De acordo com a publicação, integrantes tanto do Palácio do Planalto quanto do União Brasil disseram que o partido ofereceu ao governo federal apoio para a eleição presidencial de 2026. Em troca, a gestão Lula teria que apoiar a candidatura de Elmar para o comando da Câmara. Recentemente, o presidente da República e o deputado baiano se reuniram para conversar sobre a disputa pelo comando da Casa Legislativa. Na oportunidade, Elmar reafirmou ser candidato e sobre o acordo com o PSD, que tem Antonio Brito na disputa, por apoio mútuo.

Até então, os dois parlamentares baianos seguem com suas candidaturas mantidas. A ideia é empurrar a eleição para presidência da Câmara para um segundo turno, quando PSD e União Brasil se uniriam contra Motta. Apesar da “investida” do União Brasil, Lula mantem a orientação ao Planalto e ao PT de deixar a decisão sobre a eleição para a presidência da Câmara para janeiro. BNwes