EC Bahia

Dono da ingrata posição de pior defesa do Campeonato Brasileiro, o Bahia conseguiu na última quarta-feira um feito que ocorreu poucas vezes nas 30 partidas realizadas pela competição. Contra o Athletico, a equipe tricolor saiu de campo sem ser vazada. Foi apenas a 4ª partida do time baiano em que a defesa ficou “zerada” na Série A.

Antes do jogo contra o Athletico, o Bahia havia passado 90 minutos sem ser vazado pela última vez na Série A na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, em novembro de 2020, na Fonte Nova. Foram, portanto, dez jogos em sequência em que o time sofreu gols. Titular da meta tricolor, o goleiro Douglas Friedrich espera que o jogo da última quarta possa apontar um caminho para encontrar um equilíbrio e ter uma defesa mais compacta para a sequência da competição.

– Tivemos um bom desempenho defensivo e precisamos tirar lições da nossa postura como um todo dessa partida. É preciso encontrar o equilíbrio entre os setores do time. Estamos trabalhando forte para que isso aconteça e tenho certeza que nosso grupo considera cada jogo que temos pela frente como o mais importante de nossas carreiras.

Com a vitória sobre o Athletico, o Bahia encerrou uma sequência de dez partidas sem vencer e deixou o Z-4 da Série A. Com 32 pontos, o Tricolor ocupa a 15ª posição. Douglas avalia que, além de mexer na tabela, o resultado traz mais confiança para o grupo emplacar uma série positiva e diminuir, a cada rodada, o risco de rebaixamento.

– Tem um impacto positivo muito grande para todos nós, mas ao mesmo tempo sabemos que precisamos melhorar para que tenhamos a sequência de resultados que precisamos. Comemoramos muito, mas já estamos completamente focados na próxima partida.

No domingo, o Bahia terá pela frente um confronto direto na briga contra o rebaixamento. O time baiano encara o Sport, que ocupa a 16ª posição. A partida será realizada na Ilha do Retiro, o que coloca em questão o retrospecto do Tricolor fora de casa. O Bahia tem a segunda pior campanha da Série A como visitante, com 10 pontos em 15 jogos realizados.

– Entendo que o rendimento da equipe precisava mudar e que precisávamos recuperar a confiança a partir de um resultado positivo. Precisamos levar isso para todos os jogos daqui para frente. É preciso vencer e pontuar – concluiu Douglas Friedrich. Para a partida contra o Sport, o Bahia voltará a contar com o atacante Gilberto, recuperado da Covid-19. Já o volante Ramon, suspenso pelo terceiro amarelo, desfalca a equipe. (Globoesporte)