O ex-presidente Lula e o apresentador da Globo, Luciano Huck, se falaram neste último sábado (9) por telefone. O fato foi noticiado pelo jornal Valor Econômico e confirmado pela Fórum com uma das pessoas da assessoria do ex-presidente.
A conversa aconteceu depois que Lula desembarcou em São Paulo, saindo de Curitiba, em um jato da empresa Icon Táxi Aéreo, de propriedade de Huck, que foi fretado pelo PT. Segundo apurou a Fórum, a coincidência em fretar a aeronave da empresa foi justamente o que motivou a conversa.
O apresentador teria ligado para Lula quando soube que o jato da sua empresa o levaria ao ABC. Em uma conversa cordial e educada, Lula e Huck teriam combinado uma reunião para falar da atual conjuntura política no País, segundo o Valor Econômico.
Segundo jornal, que também faz parte da rede da família Marinho, Lula também busca se reaproximar de Ciro Gomes (PDT) para unificar a oposição principalmente no discurso contra a política econômica neoliberal conduzida por Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro.
O petista pretende mostrar a Ciro a importância da unidade da esquerda, ressaltando que o pedetista tem que estar disposto de participar de uma frente ampla de centro-esquerda.
Segundo o Valor, Lula tem reunido dados econômicos do governo Bolsonaro e deve comparar indicadores como emprego e renda aos das gestões petistas, para buscar argumentos contra a atuação de Guedes.