EC Bahia

Duas derrotas seguidas, quatro jogos sem vencer em casa, cinco gols sofridos em duas partidas, distância de quatro pontos para o G-6… Nos últimos jogos, o Bahia caiu de rendimento e acumulou números negativos, que prejudicaram o time na briga por uma vaga na Libertadores em 2020. Os últimos deles foram lamentados não somente pela torcida no sábado, quando o Tricolor foi derrotado para o Internacional na Arena Fonte Nova, mas também pelos jogadores.

Escolhido para conceder entrevista coletiva nesta segunda-feira, o atacante Élber afirma que o grupo tem se cobrado. Para ele, tudo isso também é resultado da grande expectativa que o próprio elenco criou para o campeonato.

“Acho que somos nós que mais nos cobramos. A gente sabe da qualidade que nosso time tem, a expectativa que o torcedor criou sobre o grupo, a pontuação no campeonato. Nos incomoda bastante. Quatro jogos sem vencer, mas já é passado. A gente não pode ficar remoendo o que já passou. Voltar a vencer novamente, em casa ou fora de casa. Quando voltar a jogar em casa, ter tranquilidade, paciência, fazer o nosso jogo para que o triunfo volte a acontecer”, disse Élber.

Élber fez uma análise do que o Bahia apresentou nos últimos quatro jogos em casa. É a pior sequência como mandante do time na temporada, que tem agora a 10ª campanha no quesito, com sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

– No meu modo de ver, nesses últimos quatro jogos que tivemos em casa, contra Athletico-PR perdemos, mas fizemos um grande jogo. Infelizmente a bola não quis entrar. Contra São Paulo, um jogo truncado, grande equipe. Contra o Ceará, conseguimos fazer o primeiro gol, mas tomamos a virada em uma desatenção. Contra o Inter, foi o jogo que a gente menos produziu, mas não deixou de lutar, de criar. Conseguimos fazer dois gols, mas o triunfo não veio. Não é isso que vai tirar o nosso brilho no campeonato. Estar com cabeça fria, porque sabemos que, a qualquer momento, [a vitória] vai voltar a acontecer.

Ainda que os últimos números tenham prejudicado, o Bahia tem como ponto positivo a campanha recente fora de casa. O time venceu quatro dos últimos seis jogos e tem duas partidas seguidas como visitante no Brasileirão. Primeiro, contra o Santos e, em seguida, diante do Cruzeiro.

– Acho que jogo, dentro ou fora, não é muito relevante. O Bahia tinha costume de não vencer muito fora de casa, esse ano deu essa volta. Está conseguindo vencer, fazer grandes jogos. Como você falou, nos últimos seis jogos, foram quatro triunfos. Independente de ser dentro ou fora [de casa], é o momento de vencer, voltar a vencer no campeonato. Já tem dois jogos que não conseguimos fazer pontos. Hora de voltar a somar, voltar a estar encostado no G-6 para colocar o Bahia na briga pela Libertadores

Élber também analisou a situação da defesa do Bahia. Nos últimos dois jogos, o time, que acumulava 14 partidas sem sofrer gols no Brasileirão, foi vazado cinco vezes.

– Natural. Foram mais de 10 ou 12 partidas que não tomamos gols. Foram 14 partidas que não tomamos gol. Nossa defesa está fazendo um grande campeonato. Não são esses dois jogos que vão fazer achar que tem alguma coisa de errado. Aconteceu, é natural do jogo. Agora é bola para frente. Vamos ter uma semana para corrigir o que fizemos de errado nesses últimos dois jogos em casa, que não conseguimos vencer, para que isso não volte a acontecer. A defesa, como todo o time, tem total confiança do treinador e de todos que estão aqui.

O jogo contra o Santos está marcado para as 19h15 (horário de Brasília), desta quinta-feira, na Vila Belmiro. Com o resultado da última partida, o Bahia caiu para a 9ª posição, com 41 pontos. Está a quatro pontos do Corinthians, primeiro clube no G-6. Globoesporte