Sob comoção de amigos e familiares, Walter José, de 50 anos, foi enterrado na manhã desta segunda-feira (18), no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador. O atleta morreu após passar mal em uma competição de natação no domingo (17).
A competição aconteceu em uma praia na região do bairro da Gamboa, mesmo lugar em que ele foi campeão em 2018. Segundo o primo de Walter José Stanford, Cláudio Melo, de 50 anos, o atleta tinha uma relação forte com a natação.
Walter José tentava o bicampeonato consecutivo da modalidade, que é disputada entre homens de 50 e 54 anos. “Ele nadava desde pequeno. Ele ganhou essa competição no ano passado, e agora disputava a primeira etapa”, disse o primo do atleta.
O enterro começou por volta das 11h. O atleta deixou a esposa e um filho de 16 anos.
Competição
O caso aconteceu na manhã de domingo (17). Walter José Stanford participava do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas quando passou mal.
Walter José nasceu em Alagoas, mas se mudou para Salvador há cerca de 40 anos. Além dele, outras duas pessoas também passaram mal durante o campeonato, mas não há informações sobre o estado de saúde delas. De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, o atleta morreu após processo de afogamento.
Ele chegou a ser socorrido pelos militares, que prestaram o primeiro atendimento. A assessoria dos Bombeiros informou ainda que a vítima foi levada para uma ambulância particular da organização do evento, que estava no local para prestar apoio. G1 Foto: João Souza/G1