Foto: CNN

A eleição presidencial dos Estados Unidos não figura entre os temas de maior relevância na vida de boa parte dos brasileiros. Para 41,1% o assunto é “pouco importante”. Essa foi a resposta apurada pelo instituto Paraná Pesquisas, que entrevistou 2.008 brasileiros, espalhados em todos os estados do país, de 21 a 24 de setembro.

Realizado por telefone, o levantamento tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 2% para os resultados gerais. Do total de entrevistados, 34% disseram que a eleição estadunidense é um assunto importante enquanto 19,3% disseram que o tópico não é importante nem desimportante. Outros 5,6% não souberam ou não responderam à questão.

Dados mais detalhados indicam que as pessoas com ensino superior são as que mais atribuem relevância à eleição — 42,3% do grupo responderam isso. Já a maior parte dos entrevistados com ensino fundamental (46,4%) veem pouca importância no pleito.

Neste ano, a eleição é disputada pelo presidente Donald Trump, que representa o partido Republicano, e o ex-vice presidente Joe Biden, do Democrata. A noite desta última terça-feira (29), marcou o primeiro debate televisivo entre os dois, exibido pela CNN.