Os Estados Unidos elegeram o primeiro governador abertamente homossexual nas eleições de terça-feira (6). O democrata Jared Polis vai governar o Colorado após derrotar o republicano Walker Stapleton. Com 82% das urnas apuradas, ele tinha 51,6% dos votos, mais de 997,6 mil, no total. O governador não destacou sua vida pessoal na eleição, mas tem apoiado causas LGBT como congressista.

 

Em sua campanha, Polis defendeu um sistema de saúde universal, educação infantil gratuita e prometeu transformar o Colorado no primeiro estado com energia 100% renovável. Em seu discurso de vitória, ele disse que o Colorado provou que é “um estado inclusivo, que valoriza a contribuição de todos, independentemente da orientação sexual”.

 

Também agradeceu os pioneiros da comunidade LGBT que vieram antes dele. Em 2015, Kate Brown se tornou a primeira governadora bissexual ao se eleger no Oregon. Em 2004, outro governador, Jim McGreevey, de Nova Jersey, se declarou gay ao renunciar. Em Vermont, Christine Hallquist, ex-presidente de uma companhia de energia, fracassou na terça em sua tentativa de se tornar a primeira governadora transgênero dos Estados Unidos.

 

Ela foi derrotada pelo atual governador, o republicano, Phil Scott. Hallquist, uma avó de 62 anos e sobrevivente de um câncer, entrou na política para promover a “onda azul” contra o presidente Donald Trump, que tem sido um obstáculo aos direitos das pessoas transgênero.